barra-titulosOpen Source: formas inteligentes de controlar os custos do seu projecto web

 

Na Oficina somos adeptos do recurso ao open source. Desde logo pela maleabilidade e versatilidade das várias possibilidades existentes mas, também, porque sabemos que há formas inteligentes de reduzir os custos do seu projecto web sem que isso comprometa o resultado final. Muito pelo contrário.

Seguramente que já terá ouvido falar do WordPress – a nossa solução favorita – ou do Drupal, Moodle, WooCommerce, osCommerce; são apenas alguns exemplos (de muitos que se poderiam apontar) de software com licença de código aberto, costumizável, escalável e adaptável a necessidades específicas. Uma solução perfeita para a obtenção de soluções robustas com custos de desenvolvimento mais reduzidos. Em todos eles se destaca a fiabilidade – estão diariamente testados com sucesso em centenas de milhares de sites -, a maleabilidade do ponto de vista de quem programa, e a facilidade de uso na perspectiva dos administradores de conteúdos. O resultado final é invariavelmente um site à exacta medida das necessidades do cliente, dotado de um CMS (back-office de gestão de conteúdos) cuja utilização simplificada não requer especiais conhecimentos técnicos ou informáticos.

Em termos práticos, na Oficina começamos por um levantamento das necessidades do cliente seleccionando o tipo de solução open-source a utilizar como base do projecto. A partir daí, segue-se o trabalho de adaptação do software, a instalação, integração e expansão de componentes adicionais, ou mesmo o desenvolvimento à medida de todo e qualquer módulo que se venha a revelar necessário ao projecto em causa.

Neste campo, temos na Oficina bastante experiência no desenvolvimento à medida de aplicações para WordPress e osCommerce, por exemplo no encontro de compatibilidade com softwares de gestão comercial e de stocks que permitam migração e permanente comunicação de dados, ou na arquitectura de directórios específicos também eles adaptáveis.

Refira-se nesta fase uma outra grande vantagem: a escalabilidade. Quando falamos de open source devemos estar conscientes de que em qualquer momento é possível expandir a plataforma em função de novas necessidades do cliente, seja porque a plataforma é integrável com novas tecnologias, seja porque facilmente lhe poderemos adicionar novos módulos e funcionalidades.

Contacte-nos para saber mais sobre as nossas soluções baseadas em open source.

picotado

newsletter


apresentação pdf

pdfclique para descarregar um PDF com a apresentação institucional da Oficina do Site [1,55 MB]

siga-nos

ic_fb ic_in ic_tw

Telefones: 21 797 38 69 91 788 77 59 91 761 43 58 Skype